O que aconteceu em 03 de fevereiro de 2013 (ceia)



Músicas e cânticos:

* Um Certo Galileu
* Cio da Terra
* Utopia

Reflexões bíblicas:

Lucas 23: 44-49

E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;
E rasgou-se ao meio o véu do templo.
E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.
E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.
E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas. 

Salmo 31

[Salmo de Davi para o músico-mor] Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.
Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.
Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.
Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.
Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no SENHOR.

João 2: 1-11

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 

Resumo:

Leituras do 6º. Domingo de Páscoa
Atos 10.44-48 | Salmo 98 | 1 João 5.1-6 | João 15.9-17 

Reflexão – (Texto Inicial)

Por Aletuza Leite  

Jesus como símbolo e expressão deste amor maior, é fruto do amor do Pai, que por sua vez nos fez seus amigos, diferentes de servos, e na intimidade e comunhão deste amor, nos anima a amar os outros. Frutificar é participar e continuar a ação amorosa e gratuita do Pai que chegou a nós em seu Filho, energizado pelo poder que em nós opera o seu Espírito. Portanto, lá onde a natureza só conhece luta e violência o amor de Deus faz brotar o amor que vence o ódio e a morte. Como bem expressa o cântico Momento novo : Não é possível crer que tudo é fácil/ Há muita força que produz a morte/ Gerando dor, tristeza e desolação/ É necessário unir o cordão/ A força que hoje faz brotar a vida/ atua em nós pela sua graça/ É Deus quem nos convida pra trabalhar/ O amor repartir e as forças juntar.
Deus em seu amor não tem fronteiras, sejam elas étnicas, de gênero, de classes, de orientação sexual ou qualquer forma de alteridade. Deus em seu amor gratuito e incondicional, expresso em Jesus, é acolhimento e comunhão sem barreiras. O movimento do Espírito não se deixa prender em sistemas e instituições humanas, transcendem nossos conceitos e experiências, foge às nossas normas e prescrições. O Espírito nos assombra ao tornar-se o Outro, do outro do outro...a alteridade que sempre desafia nossa compreensão e práticas de amorosidade. Nisto é manifesto o seu amor para conosco, pois nos amou primeiro e deu sua vida por nós. Assim manifestemos o seu amor no mundo, amando, construindo a experiência de comunhão e vida, onde as alteridades não sejam diluídas, ou esquecidas, muito menos superadas, mas acolhidas e partilhadas.
Trecho do texto disponível em Novos Diálogos

Presentes: Anisia, Samir, Henrique, M.Felipe, *Isabel, *Aline, Cleise, Marcos, Ana Paula, Emerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário