JOSÉ, O MARIDO DE MARIA

  


O Evangelho de Mateus focaliza o drama de José como esposo de Maria.   Ele entendeu a mensagem do anjo, aceita a tarefa de cuidar dela e de todas as situações concernentes à gravidez e ao nascimento de Jesus.   Não temos uma única palavra dele, e sim a descrição de suas ações.  Ele entendeu e agiu.

1.   José sonhou com sua vida conjugal
2.   Resolveu finalizar o compromisso após a situação que se lhe apresentava
3.   Era um triste final de um sonho dourado: Maria grávida

Neste momento, Deus envia-lhe um anjo com uma mensagem. 

Ele, José, era exatamente o de que Deus precisava:

1. Da linhagem de David     
2. Temente a Deus.

O anjo explica a José que a criança a qual Maria carregava era do Espírito Santo.   Não havia nenhuma interferência humana e sim a do Espírito.   Este bebê seria um menino e o seu nome seria JESUS, cujo significado era SALVADOR.

Maria não ouviu esta conversa.   José,  recebendo  a responsabilidade de dar o nome ao bebê,  fê-lo pertencer à casa de David. 

O caráter de José, sua calma,  sua obediência a Deus,  sua fé,  sua capacidade de trabalho e  sua  humildade  coloca-o  em plano de destaque.

Deus trouxe José e Maria de  Nazaré  [na Galilea]  até Belém onde José pertencia pois era da linhagem de David.

Maria carregou o bebê,  José nomeou o bebê trazendo-o  à  casa  de  Davi.

Belém já estava profetizada como o local da chegada do Messias.

Depois do nascimento, quando José teve a condição de alugar uma casa, Deus enviou  os Magos com presentes que lhes deu, inclusive, condições de  estabelecimento no Egito.  

Na volta do Egito, após  a morte de Herodes, a família vai para  Nazaré  na Galiléa.  

O que aconteceu é que a família enfrentou uma crise após outra.  José jamais imaginou que enfrentaria tanta dificuldade, viagens, adaptações . . . e mais tarde a estrutura de seus filhos e esposa.  Não sabemos quando ele faleceu. 

Sabemos que houve irmãos e irmãs e Maria que estavam  no seio da igreja após a subida de Jesus aos céus.  Seus irmãos Tiago e Judas, inclusive, foram líderes após a ascensão de Cristo.  


Cleide van Dorth Benjamim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário